O 1º Congresso Educação 4.0 é sediado no Recife com a presença de notáveis autoridades do setor educacional

“O Congresso Educação 4.0 contará com a participação de Rafael Wolff, Antonio Batist, Inácio Feitosa e Lasaro do Carmo Júnior.”

O mundo está entrando na quarta grande revolução industrial, a chamada Indústria 4.0, e essa revolução está começando a impactar a educação formal e a maneira como se conquista uma boa formação. Essa mudança na área educacional é chamada de Educação 4.0.

Segundo reportagem publicada na Revista Nova Escola a Educação 4.0 chegou e não tem volta: “o termo está ligado à revolução tecnológica que inclui linguagem computacional, inteligência artificial, Internet das coisas (IoT) e contempla o learning by doing que, traduzido para o português, é aprender por meio da experimentação, projetos, vivências e mão na massa”.

Nesse sentido, Faculdade Ibratec, Integralize e Ambra, três gigantes da área da educação, que utilizam a tecnologia como grande aliada, resolveram se unir e realizar um Congresso de Educação 4.0 no dia 9 de fevereiro, na capital pernambucana.

Como presenças marcantes no evento, além de autoridades educacionais e alunos, o Congresso Educação 4.0 contará com a participação de Rafael Wolff, Antonio Batist, Inácio Feitosa e Lasaro do Carmo Júnior, cujas trajetórias confirmam que a aliança entre educação e tecnologia representa um caminho irreversível que só tende a crescer.

Congresso - Rafael Wolff é juiz federal e doutor em Direito Ambiental pela Elisabeth Haub School of Law at Pace University e Mestre pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Ele trará para o evento o tema “Responsabilidade penal nas mídias digitais”, abrindo os trabalhos do Congresso.

Logo após haverá a presença de Antonio Batist, membro do Conselho Consultivo da Folha Dirigida Online (site com mais de dois milhões de cadastrados e líder nacional no segmento de concursos públicos), Pró-Reitor Substituto de Gestão de Pessoas da Universidade Federal Fluminense (uma das principais universidades da América Latina, segundo o Times Higher Education 2018), Diretor da Escola de Governança em Gestão Pública (EGGP), doutorando em Administração pela UFRJ e apresentador do Programa “Servidor +”. Ele abordará o tema “Educação, Gestão e Empreendedorismo”.

Teremos também a presença do advogado especialista em direito e gestão Educacional, Prof. Inácio Feitosa, Mestre em Educação pela UFPE, autor de livros e artigos na área de educação. Feitosa foi durante vários anos foi Superintendente Acadêmico do Grupo Ser Educacional, Ex- Conselheiro da OAB Federal, e atualmente é Presidente da Êxito Educacional, uma Startup com foco em cursos e treinamentos on-line. Foi ainda coautor do projeto que originou a lei federal de combate ao Bullying Escolar, e do primeiro projeto de lei do país que criou um Prouni em um Capital (o PROUNI RECIFE), além de ter sido Secretário Executivo de Juventude e Qualificação Profissional de Recife/PE, tendo idealizado o projeto “QUALIFICA RECIFE”, com a participação de mais de 8 mil jovens/ano em cursos profissionalizantes gratuitos. Ele tratará da temática: “A Educação e a Tecnologia diante dos desafios do empreendedorismo”. 

Na sequência, o encerramento do Seminário Educação 4.0 será com Lasaro do Carmo Júnior, que palestrará sobre Inovação. O palestrante, além de reconhecido professor da PUC, credencia-se com trajetória memorável. Possui 25 anos de experiência como executivo e empresário. Foi Vice-Presidente do Grupo Silvio Santos, presidente da Jequiti Cosméticos, da Hydrogem Cosméticos e também da Jafra International Cosmetics, na América do Sul.

Atualmente, Carmo Júnior participa do lançamento da marca T_Jama, inovando com um projeto audacioso no conceito de vestir-se, semelhante aos de Louis Vuitton, Salvatore Ferragamo e Michael Kors. Assumiu a Jequiti com 20 milhões de faturamento em 2008 e recebeu o codinome de “O Garoto de Ouro” pelo empresário Silvio Santos, quando entregou a empresa com 520 milhões de reais em cinco anos, levando o apresentador para a revista americana Forbes, como um de seus bilionários, apresentando patrimônio estimado em cerca de 2,5 bilhões de reais.

Tecnologia e inovação

O mundo globalizado exige cada vez mais que os profissionais e estudantes estejam adaptados a essa mudança. O tempo deve ser potencializado e, para tanto, deve-se utilizar a tecnologia a favor da educação e do avanço profissional. Estar vivenciando e se adaptando a esse novo processo tecnológico é um diferencial que coloca em destaque a carreira profissional, pois proporciona inserção no mercado de trabalho mundial.

Um exemplo disso foi apresentado no Relatório Analítico da Aprendizagem a Distância no Brasil, através do Censo 2016, onde uma das características marcantes dos cursos online é propiciar mais tempo, de forma que o aluno possa conciliar trabalho e estudo, dando a oportunidade de o discente ter sua própria renda e seguir progredindo na carreira acadêmica e profissional. “Mais de 75% dos alunos de cursos regulamentados totalmente a distância estudam e trabalham”.

O Seminário é uma realização conjunta da Integralize com a Ambra College e a UniBratec. A Integralize é uma Startup que integraliza créditos dos alunos e otimiza sua trajetória, possibilitando converter o Trabalho de Conclusão de Curso em uma Dissertação e o Mestrado em Doutorado Internacional. A Ambra College é uma Faculdade Americana sediada em Orlando que oferta cursos de qualidade em língua portuguesa, como graduação em Marketing Digital, Marketing e Vendas, Business e Direito Brasileiro, Pós-Graduação em Business e Mestrado em Business e Ciências Jurídicas. A Faculdade Ibratec – instituição de educação tecnológica, responsável pela formação de muitos profissionais de informática da região nordeste brasileira, oferta cursos de ensino superior nas áreas de Administração, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Design Gráfico, Redes de Computadores e Engenharias, além de diversos cursos de especialização e MBA.