Coworking: como os escritórios compartilhados podem transformar a rotina profissional

“Coworking é trabalhar em um escritório compartilhado com toda estrutura disponível para você pensar apenas nos resultados do seu negócio.”

Para solucionar definitivamente esse impasse envolvendo a falta de espaço de trabalho e trazer mais versatilidade e dinamismo para o dia a dia de milhares de empresários e profissionais liberais que precisam de um lugar para trabalhar surgiram as estações de trabalho, também conhecidas como Coworking.

O que é Coworking

Os Escritórios Compartilhados trazem consigo uma proposta completamente diferente daquela ligada ao ambiente de trabalho tradicional.

Acompanhando as tendências das relações modernas de trabalho na qual freelancing e start-ups se mostram mais fortes e presentes do que nunca, a estação de escritório é formada por um espaço no qual profissionais de diversas áreas trabalham lado a lado em mesas compartilhadas ou separadas.

Ele surge como uma alternativa bem-vinda para quem valoriza a liberdade criativa, deseja manter o foco e a concentração, mas também não que abrir mão de uma rotina de trabalho colaborativa em que há trocas constantes de experiências e conhecimentos.

Origem do primeiro Escritório Compartilhado

A sala de reunião Coworking da forma como a conhecemos atualmente teve início há mais de 10 anos atrás nos Estados Unidos. Em 2005, um engenheiro de software chamado Brad Neuberg notou que havia uma demanda de espaços compartilhados de trabalho na cidade de São Francisco.

Logo, ele decidiu abrir um local apelidado de Hat Factory. Inicialmente, o espaço contava com três profissionais de tecnologia que recebiam outros indivíduos em busca de uma alternativa aos cafés e residências.

Em pouco tempo, o que era apenas um projeto piloto ganhou projeção por todo o estado americano, se alastrando para outros estados e, depois, chegando até outros países.

Vantagens de alugar uma estação de trabalho

Ter um espaço Coworking é o sonho de todo empreendedor, empresário ou profissional liberal, mesmo que para isso seja necessário investir no aluguel de escritório.

Contudo, a escolha por esse local acaba revelando uma excelente escolha quanto ao custo-benefício quando comparado com a burocracia e os gastos que envolvem o aluguel de um escritório físico.

Dentre os principais benefícios que estão por trás do Coworking podemos listar os seguintes:

Aumento do foco e rendimento

Muitos dirão que trabalhar em casa pode ser mais barato e cômodo do que escolher um espaço Coworking . No entanto, apesar do ambiente familiar poder ser usado para o trabalho, isso não significa que ele será o melhor aliado de duas características específicas que fazem a diferença no dia a dia de qualquer profissional: foco e produtividade.

Ao menor sinal de distração, ambas podem se tornar extremamente difíceis de serem recuperadas de uma hora para outra, podendo comprometer o desenvolvimento e até mesmo o prazo de entrega de um projeto, por exemplo. Ao optar por um espaço de Coworking, você mantém sua produtividade elevada durante todo o dia e ainda garante que não haja interrupções desnecessárias.

Estrutura completa

Para manter a comunicação com seus clientes operante o tempo todo, o Coworking conta com uma infraestrutura completa que se assemelha muito ao ambiente de um escritório comum.

Internet sem fio, número de telefone personalizado, serviço de recepção, além de serviços de manutenção e limpeza estão entre os benefícios oferecidos para garantir o conforto e produtividade dos profissionais. Juntos, eles possibilitam que projetos, reuniões e entrevistas possam ser realizadas com total liberdade e comodidade.

Investimento em networking

Apenas pelo fato de estar em um Escritório Compartilhado, o contato com profissionais de outras áreas já abre um mundo de possibilidades de interação e cooperação. Uma rede de contatos maior significa mais oportunidades de negócios e consequentemente sucesso profissional garantido para você e sua empresa.

Retorno financeiro imediato

Imagine que você acabou de abrir a sua agência de marketing e ainda não organizou o espaço físico de forma que possa receber um possível primeiro cliente.

Para não correr o risco de perdê-lo para um concorrente, uma estação de trabalho pode fazer uma imensa diferença entre fechar ou não um negócio promissor para os próximos meses e, na melhor das hipóteses, nos anos seguintes.

Como funciona o modelo de Coworking da My Place Office

Surgida em 2009, inicialmente conhecida como “Espaço Berrini”, a My Place Office trouxe consigo a proposta de levar até empresários e empreendedores a possibilidade de terem um escritório compartilhado próprio para tocarem seus negócios profissionais.

Com planos que variam de R$ 500 até R$ 650 mensais, a empresa oferece uma série de benefícios que podem ser contratados a partir da apresentação de uma série de documentos que podem variar entre pessoa física ou jurídica. 

O que está esperando para mudar a sua forma de trabalhar e aumentar a sua produtividade?



Website: http://www.myplaceoffice.com.br