Instituto lança curso inédito em Realidade Virtual para profissionais da área de saúde

“A Realidade Virtual pode incrementar a curva de aprendizado dos profissionais de saúde, adicionando aos estudos a adrenalina da imersão.”

Com a evolução tecnológica na educação, iniciada pelas aulas em Educação a Distância que proporcionaram melhor interação do aluno com o aprendizado, a Realidade Virtual (RV) pode incrementar a curva de aprendizado dos profissionais de saúde, adicionando aos estudos a adrenalina da imersão.

Em países como o Brasil, com área geográfica extensa e escassez de recursos, a Realidade Virtual é capaz de levar o conhecimento a regiões remotas que talvez nunca disponibilizariam de recursos para atualização médica. A capacidade de introduzir o conhecimento teórico e prático utilizando óculos de realidade virtual, antes de expor o profissional ao ambiente real, é algo imensurável quando comparado aos riscos que esses pacientes e profissionais são expostos.

Diante desse cenário, o Instituto Terzius, maior centro de treinamento em saúde do País, lança uma solução inovadora: um curso a distância de emergências pediátricas em Realidade Virtual para profissionais da área de saúde. A iniciativa é resultado de dois anos de pesquisas da empresa para a criação de um treinamento com aulas práticas e teóricas e que permite aos alunos aprender e vivenciar procedimentos como se estivessem participando deles, inclusive manipulando objetos.    

O Instituto Terzius une a qualidade pedagógica – incutida no DNA da empresa pelo seu fundador, o médico e professor emérito da Unicamp, Dr. Renato G.G. Terzi – com a inovação típica de companhias de Campinas, cidade que é um dos maiores polos tecnológicos do País. No caso do curso de RV, os alunos receberão os óculos 3D e poderão assistir às aulas em tablets, PC ou smartphone. "O processo de elaboração da solução para educação em Realidade Virtual passou pela superação de diversos obstáculos. Alguns deles, ligados ao conforto do aluno, exigiram o emprego de tecnologia própria, como a transformação do professor em avatar, a criação de um estúdio de filmagem 360° e o desenvolvimento de um equipamento e software para manipulação de objetos durante o curso", afirma o CEO do Instituto Terzius, Luiz Guilherme Calderon.

A empresa oferece atualmente um curso prático na mesma área, onde os inscritos fazem simulações realísticas em manequins de última geração e participam de discussões de caso e de atendimentos com os diretores da Terzius. Atualmente, o Instituto oferece 18 cursos de imersão que duram de um a três dias, sendo oito deles credenciados por instituições internacionais como American Heart AssociationNAEMT e American College of Surgeons. Outra área de forte atuação, que tem seis cursos e já formou 450 médicos, é a de pós-graduação. Ao todo, mais de 16 mil pessoas já passaram pelas aulas da empresa desde a sua fundação.

Ensinar sempre fez parte da vida do médico Dr. Renato G. G. Terzi. Depois de 40 anos como professor da Unicamp, o cirurgião e intensivista fundou o Instituto Terzius para continuar levando adiante seu conhecimento. "Nosso objetivo é aprimorar a qualificação dos médicos e dos profissionais de saúde no Brasil e na América Latina para entregar a melhor medicina possível à população", finaliza o fundador do centro de treinamento, Dr. Renato G.G.Terzi.



Website: http://www.terzius.com.br