Primeira impressora 3D com possibilidade de até 10 milhões de cores

“Conheça a 3DUJ-553, da fabricante japonesa Mimaki, que entra com tudo no mercado de impressão 3D ”

Falando diretamente da feira SGIA Expo 2018, em Las Vegas, nos Estados Unidos, com exclusividade para o portal 3DPrinting, Danilo Ribeiro, Gerente de Marketing e Produto da Mimaki Brasil, mostra as novidades no mercado de impressão 3D norte-americano no setor, e conta como a Mimaki Brasil tem se preparado para atender a demanda por inovação no Brasil:

3DPrinting: Desde que iniciou as operações no Brasil, em 2009, a Mimaki tem atuado no desenvolvimento de soluções de imagem e design para 3 mercados principais: Têxtil, Comunicação Visual e Produtos Industriais. Com o lançamento da 3DUJ-553, porém, a atenção se volta para o mercado de impressão 3D. Como você relacionaria a necessidade premente de inovação tecnológica no mercado brasileiro com a aposta da Mimaki em um "pacote completo", digamos, de soluções 3D para esse mercado?

A Mimaki é uma empresa de rápida adaptação aos mais diferentes tipos de mercados e tem em seu perfil o desenvolvimento de novas tecnologias e produtos. Dentro desse contexto, visualizamos o desenvolvimento do mercado 3D há alguns anos, porém ainda embrionário no Brasil, sendo o mercado brasileiro focado basicamente em soluções FDM. Nossa proposta é prover um segundo passo ao mercado, complementando o FDM com a impressão jato de tinta 3D, colorida e com baixo índice de trabalho manual operacional. Somos desenvolvedores e fornecedores de equipamento, software para impressão, suporte técnico, insumos e peças.


3DPrinting: Por tudo o que você viu na feira SGIA Expo 2018, aí nos EUA, qual sua visão sobre um caminho possível para o desenvolvimento do mercado profissional de Manufatura Aditiva (também chamado de impressão 3D) no Brasil?

A SGIA Expo 2018 tem perfil de apresentação de soluções de impressão 2D, para os mercados de comunicação visual, brindes e soluções têxteis em sublimação e Serigrafia. Porém, dois expositores demonstraram suas possibilidades no mercado 3D, chamando a atenção para aplicações em grandes e pequenos formatos. São eles: Massivt e Mimaki. Equipamentos complementares em suas características e que juntos atendem 100% às demandas de mercado. A Massivit, com característica de grande formato, FDM, com áreas de até 1,8 metros de altura de impressão, porém com necessidade de acabamento final, como pintura. Outra, Mimaki, para pequenos formatos e miniaturas, com impressão de até 10.000.000 de cores com uso de verniz e camadas de 19 microns.

3DPrinting: Qual o diferencial da solução que a Mimaki oferece com a 3DUJ-553 em relação às soluções dos concorrentes?

Falando diretamente sobre a solução 3D da Mimaki, a 3DUJ-553 é uma impressora UV à jato de tinta, que se assemelha com as soluções PolyJet® oferecidas pela Stratasys. A 3DUJ-553 é composta por 8 cabeças de impressão micro piezo elétricas, ou seja, reagem a pulsos elétricos para disparar a tinta, líquida, pelos injetores das cabeças de impressão. O processo de secagem é feito por LEDs, sendo necessário que o equipamento opere com 6 cores (CMYK, Branco, Verniz) mais 2 cabeças de impressão para o suporte.

Todo processo é finalizado através de imersão em água, preferencialmente com uso de tanque ultrassônico para aumentar a velocidade do acabamento. A grande vantagem do equipamento é o nível de realismo de suas peças finais, devido às resoluções de impressão em suas camadas: 19 microns, 22 microns, 32 microns e 42 micros. Além da padronização de cores, repetibilidade e possibilidade de criação de padrões e perfil de cores.

Danilo ressalta ainda o papel da Mimaki Brasil como um player de fomento das tecnologias de impressão 3D em expansão no país, e convida a todos que desejarem conhecer de perto a tecnologia, para entrar em contato e agendar uma visita ao showroom da Mimaki em São Paulo, no email: [email protected]

Para conferir mais detalhes sobre a máquina 3DUJ-553 da Mimaki, assista à entrevista concedida ao portal 3DPrinting no stand da fabricante durante a feira Serigrafia SIGN 2018:
https://www.facebook.com/3dprinting.com.br/videos/980462158819031/

Outras referências:

SGIA Expo 2018: https://www.sgia.org/expo/2018
Portal 3DPrinting: http://www.3dprinting.com.br/



Website: https://brasil.mimaki.com/product/3d/3d-flat/3duj-553/