Atendimento remoto e especializado do Valmet Performance Center é apresentado na exposição do ABTCP 2018

““A nova tecnologia nos trouxe novas maneiras de atender nossos clientes"”

A Valmet, líder mundial no desenvolvimento e fornecimento de tecnologias, automação e serviços para os setores de celulose, papel e energia, participará do 51º Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, ABTCP 2018 - com diversos produtos e serviços para o segmento. O estande da empresa vai trazer uma simulação do que o Valmet Performance Center pode oferecer para os clientes.

Trata-se de um completo centro de alta tecnologia que estabelece conexões remotas com as fábricas de papel e celulose e oferece aplicações de internet industrial para facilitar e agilizar o suporte e o atendimento aos clientes. O Valmet Performance Center tem acesso aos mesmos dados e exibições que os operadores das fábricas locais. "A nova tecnologia nos trouxe novas maneiras de atender nossos clientes. Conexões remotas não são novidade na Valmet: elas são usadas há anos na solução de problemas relacionados à automação. Mas, pela primeira vez agora, estão sendo usadas para oferecer serviços que podem melhorar o desempenho de sua máquina", diz Pasi Mannermaa, chefe do Centro de Desempenho, da Unidade de Negócios de Papel e Celulose da Valmet.

Os Centros de Performance, que já se estabeleceram ao redor do mundo, e em breve também no Brasil, atendem mais de 200 fábricas e contam com especialistas em tempo integral e sob demanda para atender as necessidades dos clientes. O engenheiro Tales Ribeiro, especialista em Soluções de Internet Industrial para a América do Sul, explica que diversos conceitos da Indústria 4.0 já vêm sendo aplicados no mercado de papel e celulose como: Big Data, Analytics, Cloud Computing e Simulações. "Isso colabora para que os fabricantes de celulose e papel tomem decisões mais assertivas, melhorem a eficiência e otimizem a operação de suas plantas", diz.

Os serviços oferecidos pelo Valmet Performance Center são divididos em três categorias. Primeiro, suporte remoto especializado sob demanda, o que significa principalmente solução de problemas. "Se uma fábrica tiver um problema com o processo, ele entrará em contato conosco e, juntos, encontraremos a solução", comenta Pasi.

Em segundo lugar, existem serviços de monitoramento e otimização remotos contínuos. Na prática, isso significa que um aplicativo da Valmet Industrial Internet, como a ferramenta Valmet Paper Machine Diagnostics, é instalado no processo do cliente para monitorar tudo de forma online e fornecer dados de desempenho. "O cliente recebe um relatório sobre o desempenho e analisamos os resultados juntos para encontrar maneiras de otimizar o processo. Nossos especialistas não agem somente como operadores remotos ou monitoram os processos o tempo todo. Este trabalho é feito pelas aplicações. Se a ferramenta de diagnóstico encontrar um possível problema, entraremos em contato com o cliente e avisaremos antes que ele cause o desligamento da máquina", acrescenta Pasi.

A terceira categoria trata de fornecer à fábrica serviços de descoberta e análise de dados, por exemplo, para definir as causas raízes das variações do processo. No futuro, cada vez mais, a inteligência artificial será utilizada nessas análises. Isso possibilita redirecionar os recursos da equipe das análises para o foco na melhoria dos resultados. "Quanto melhor atendermos nossos clientes e aumentarmos o desempenho da linha, mais eles valorizam a Valmet e querem comprar serviços e tecnologias adicionais de nossa parte", conclui Pasi.

Sobre a Valmet
A Valmet é líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de processos tecnológicos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. No Brasil, está presente com três unidades e a gestão na América do Sul está centrada em sua unidade de Araucária-PR, com o suporte de outras unidades de Sorocaba-SP, Belo Horizonte-MG, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile.

A forte oferta de tecnologia da Valmet inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, papelão, bem como usinas de energia para produção de bioenergia.

As vendas líquidas em 2017 foram de aproximadamente EUR 3,2 bilhões, e a empresa possui mais de 12 mil profissionais ao redor do mundo. A sede fica em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki.



Website: http://www.valmet.com