Tecnologia diagnostica doenças gastrointestinais em até uma hora

A bioMérieux, líder mundial em diagnóstico in vitro, disponibiliza no Brasil o exclusivo sistema FilmArray, capaz de detectar a partir de painéis específicos, em apenas uma hora, dezenas de micro-organismos, entre eles, vírus, bactérias e protozoários. O FilmArray Gastrointestinal Panel possui 22 targets, incluindo Salmonela e Norovírus, e é preparado diretamente das fezes.

O FilmArray GI Panel é um teste abrangente e tem aprovação dos órgãos competentes - ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no Brasil, e FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, e foi desenvolvido pela BioFire, empresa do grupo bioMérieux.

Como funciona - O FilmArray é uma técnica de biologia molecular que consiste em uma estação de trabalho, na qual é inserido o painel - um cartucho a vácuo -, com diferentes reservatórios, onde ficam os reagentes. Nele é injetada a solução de hidratação por sistema à vácuo e depois a amostra a ser analisada. O sistema faz o resto.

Durante a análise, o FilmArray extrai e purifica todos os ácidos nucleicos da amostra não processada. Em seguida, realiza a técnica Multiplex PCR, em que um fragmento específico da molécula de DNA é amplificado milhares de vezes em curto espaço de tempo. Os micro-organismos presentes são amplificados e a detecção é realizada utilizando a tecnologia Microarray.

Ao final, o Software FilmArray analisa e libera um relatório com os resultados da amostra. Quando o processo, que leva apenas uma hora, se completa, o software informa a presença ou ausência de cada patógeno na amostra.

Na opinião do Dr. Antonio Carlos Pignatari, Diretor do Laboratório Especial de Microbiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo, é importante esse tipo de diagnóstico cada vez mais rápido, em conjunto com medidas adequadas de isolamento, em situações especiais que envolvem idosos, crianças pequenas e pacientes que vieram de outras regiões com quadro de diarreia importante ou que tenham hipotensão e vão para UTI.

‟Solicitando o Painel, eu tenho uma cobertura maior dos agentes, ressaltando as doenças parasitárias que muitas vezes são causadoras de infecções importantes que passam desapercebidas ou o médico trata empiricamente, o que muitas vezes tem um custo maior e com efeito colateral de toxicidade", afirma o infectologista.

A abordagem sindrômica com a tecnologia FilmArray é um agrupamento amplo, baseado em sintomas, de prováveis patógenos em um único teste molecular rápido que maximiza a chance de obtenção da resposta correta em um período de tempo clinicamente relevante. A disponibilidade dos testes FilmArray leva à melhoria nos resultados clínicos para pacientes, na administração de antimicrobianos, detecção e rastreabilidade de surtos e investigação de patógenos desconhecidos.

Sobre a bioMérieux
Líder mundial no campo do diagnóstico in vitro há 50 anos, a bioMérieux está presente em mais de 150 países através de 42 filiais e uma grande rede de distribuidores. Em 2015, as receitas da bioMérieux atingiram 1.965 milhões de euros, com 90% das vendas fora da França.

A bioMérieux fornece soluções de diagnóstico (reagentes, instrumentos, software) que determinam a origem da doença e contaminação para melhorar a saúde do paciente e garantir a segurança do consumidor. Seus produtos são utilizados para diagnosticar doenças infecciosas e fornecer resultados de alto valor médico para rastreamento e monitoramento do câncer e emergências cardiovasculares.

Eles também são usados para detectar micro-organismos em produtos agroalimentares, farmacêuticos e cosméticos.

No Brasil, a bioMérieux possui o laboratório P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) situado no Rio de Janeiro, que foi inaugurado em 2009, e até 2014 a equipe teve como missão dar suporte à produção local da linha Imuno e desenvolver produtos de interesse para o grupo bioMérieux. No final de 2014, a visão do setor P&D da bioMérieux Brasil mudou para focar nas infecções tropicais e servir à estratégia local e global, a fim de responder às necessidades dos mercados emergentes e negligenciados.
____________________________________________________________
Mais informações:
PressTalk Comunicação Corporativa - Assessoria de imprensa da bioMérieux
Thais Abrahão ([email protected]) - (11) 9 9900-8402 / (11) 3061-2263 e Rosana Monteiro - ([email protected]) - (11) 3062-0843



Website: http://www.biomerieux.com.br