20ª FNESP contou com participação da ENG que trouxe diversas soluções inovadoras e tecnológicas para a Educação

“"Atualmente os docentes estão se preparando para desenvolver atividades e preparar alunos e futuros profissionais", diz Álvaro Venegas.”

Durante os dias 27 e 28 de setembro, aconteceu a 20ª FNESP, em São Paulo, que abordou o tema "Revolução Industrial 4.0 na Educação" e contou com a participação da ENG - empresa especializada em fornecer e implementar soluções para o setor educacional - que apresentou diversas soluções nas áreas de Engenharia, Design e Saúde.

A empresa ilustrou a necessidade de treinamento, esclarecendo sobre a demanda e regularização dos softwares dentro das diversas Instituições de Ensino, e apresentou softwares como o Autodesk, que oferece diversas ferramentas que auxiliam a enfrentar desafios dos diversos projetos de Engenharia, Arquitetura e Construção Civil, na atualização curricular desses cursos, aplicação em Projetos Educacionais, entre outras alternativas.

Também foram apresentados, no estande da ENG, soluções complementares para a transformação digital, como o uso da impressora 3D, tela interativa e o lançamento no Brasil do antiplágio, o URKUND, uma plataforma que pode ser utilizada pela web ou vinculada a diversos e-learnings, como o Moodle, e, em poucos cliques, faz a verificação de textos com as identificações de suas referências, para que o professor analise e verifique a correta utilização das diversas fontes utilizadas por seus alunos. Detectores de plágio, são ferramentas indispensáveis para a manutenção da integridade intelectual na área acadêmica, diz Veruska Marques, Mestre em Biologia pela FMVZ-USP.

"A sala de aula como conhecemos é passado. Atualmente os docentes estão se preparando para desenvolver atividades e preparar alunos e futuros profissionais para profissões que ainda não existem. Um exemplo disso, é o surgimentos dos "Youtubers", uma profissão que não imaginávamos que poderia existir e hoje temos uma lista imensa de assuntos que esses profissionais abordam, e a Educação é um deles", conta Álvaro Venegas, diretor da ENG.

O diretor afirma, ainda que os docentes e Instituições de Ensino precisam se adaptar às inovações que estão por vir e encarar as mudanças como oportunidades de crescimento e desenvolvimento do setor da educação. "O Semesp, como organizador do evento, apontou caminhos para que os líderes dessas instituições se preparem e elaborem projetos que permitam a sinergia com as mudanças na área profissional que estão por vir", finaliza Venegas.

A 20ª FNESP contou com a presença de mantenedores, gestores, coordenadores e profissionais do setor do Ensino Superior de todo o país e promoveu uma interação e compartilhamento das inovações e tecnologias geradas pelas diversas empresas presentes.

Sobre a ENG
A ENG DTP & Multimídia Ltda. é uma empresa pertencente ao Grupo ENG, integrado também pela empresa ENG Com Comp Ltda. Fundado há 30 anos, o foco de atuação do Grupo é a transferência de tecnologias. Para isso, possui parcerias com grandes empresas do setor tecnológico como a Adobe, Autodesk, Corel, Microsoft e SENCHA.

Operando em São Paulo, Brasília, Curitiba e Rio de Janeiro, o Grupo ENG dedica-se a treinamentos oficiais, consultoria técnica, licenciamentos de software (Revendedor Top 3 no Brasil), locação de mão de obra e prestação de serviço de Certificação Profissional.

Dentre os mais de 160 clientes atendidos pela ENG, destacam-se: Grupo Kroton, IMT - Instituto Mauá de Tecnologia, IESB, Uninter, Grupo DeVry, Grupo Cruzeiro do Sul, PUC, IF - Institutos Federais de Tecnologia, e diversas Universidades Federais, Estaduais e Municipais. www.eng.com.br



Website: http://www.eng.com.br