Internet das Coisas: saiba como ela está inserida em nosso dia a dia

Mesmo quem não conhece muito de tecnologia certamente já deve ter ouvido falar da expressão Internet das Coisas (IoT, na sigla inglesa). Tendência pouco tempo atrás, hoje é uma realidade cada vez mais visível em nosso dia a dia. Os diversos equipamentos "inteligentes" começam a invadir as mais diferentes áreas e estão transformando o modo como vivemos, nos divertimos e negociamos. Pesquisa da Gartner indica que já há mais de 8,4 bilhões de coisas conectadas e esse número deve ultrapassar 20,4 bilhões até 2020. Confira cinco usos inovadores dessa tecnologia em nossas vidas:

Câmeras de monitoramento e vigilância
Não há dúvida de que uma das áreas mais impactadas pela evolução da Internet das Coisas é a segurança. Hoje, as câmeras inteligentes conseguem gravar e enviar as imagens para plataformas na nuvem, ampliando a capacidade de armazenamento, facilitando a consulta dos arquivos e impossibilitando a destruição dos vídeos. É um recurso cada vez mais utilizado tanto por pessoas em suas casas como pelo poder público nas ruas.

Monitoramento de fluxo no varejo
Engana-se quem pensa que apenas lojas virtuais podem se beneficiar dessa tecnologia. O varejo físico também conta com uma solução IoT para otimizar seu negócio. Com um dispositivo multisensor, é possível monitorar o fluxo de visitantes em sua loja. Essas informações são enviadas via internet a um dashboard e formam diversos relatórios, como taxa de conversão, campanhas de marketing, eficiência da equipe de vendas, entre outros pontos importantes.

Veículos conectados e inteligentes
Calma, ainda que os carros que dispensam o motorista estejam em fase de testes, ainda vai demorar um pouco para que eles cheguem às ruas. Entretanto, os veículos estão cada vez mais inteligentes: primeiro foi a conexão à Internet e integração com aplicativos, como redes sociais e de entretenimentos. Há soluções que permitem o monitoramento pela estrada, ideal para transporte de cargas, e recursos que conseguem até mesmo prever manutenções em peças específicas.

Os "vestíveis" que monitoram sua saúde
Moda alguns anos atrás, as pulseiras inteligentes foram os primeiros exemplos práticos da implementação da Internet das Coisas no dia a dia das pessoas. Elas não são novidades, mas acompanharam a evolução da tecnologia e, hoje, conseguem medir e extrair uma série de dados, como pressão arterial e batimento cardíaco, e ainda armazenar essas informações para facilitar a consulta com médicos.

Fechaduras e luminárias inteligentes
Por fim, as soluções IoT também desenvolveram o conceito de casas inteligentes, com a conexão de diversos dispositivos. Entre eles, destaques para as fechaduras e luminárias inteligentes, que podem ser controladas digitalmente e à distância pelos proprietários. Dessa forma, é possível manter a residência mais segura, pois é possível conceder acessos específicos a cada morador, e também reduz o consumo de energia com as lâmpadas ao determinar os momentos em que ficam ligadas.

*Flávio Losano é Gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV). http://www.tecvoz.com.br/website/