Cabeamento estruturado aumenta produtividade e organização na empresa

Para atingir resultados dentro de uma empresa é preciso favorecer o aumento da produtividade dos funcionários. Isso só é possível quando é feito um planejamento de utilização dos espaços, sem contar no fornecimento de equipamentos de qualidade para a execução das atividades. Nesse sentido, investir em estratégias que otimizem o espaço, facilitem o trabalho e reduzam os custos é fundamental e o cabeamento estruturado é uma delas. Com ele, é possível padronizar e organizar conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia.

Uma questão importante de se levar em consideração dentro de uma empresa é a perspectiva de crescimento do espaço físico, sem que se perca o rendimento. A contratação de novas pessoas e a necessidade de repensar no layout das salas exige mudanças nos equipamentos, que são favorecidas com o cabeamento estruturado. A partir dessa organização, a rede passa a ser autônoma, ou seja, permite a alimentação elétrica independentemente da disposição da sala. Assim, qualquer tipo de ampliação ou reforma pode ser realizada sem que o devido funcionamento dos equipamentos seja comprometido, possibilitando novos projetos sempre que houver necessidade. Porém, isso exige planejamento e a utilização de ferramentas adequadas.

O cabeamento estruturado é uma infraestrutura a ser realizada pela área de TI e os gestores desse setor devem se preocupar em facilitar o trabalho dos funcionários e proporcionar manutenções mais práticas da rede. Além disso, a implantação certamente irá otimizar a instalação de novas conexões e a identificação rápida de cada uma delas, o que será muito útil quando houver algum problema que precise ser solucionado instantaneamente. A organização do espaço e a redução dos custos futuros também são vantagens dessa estrutura.

A Olibras , especialista em soluções em telecomunicação, explica que o Patch Panel é essencial para o cabeamento estruturado e que eles foram projetados justamente para otimizar a instalação e manutenção das redes. "As soluções da Legrand, como a Patch Panel, incorporam as mais recentes inovações tecnológicas que têm como objetivo oferecer melhorias de conforto, segurança e comunicação para todos os tipos de projetos de telecomunicação", afirma. A qualidade dos cabos, conectores, Patch Cords, bem como a correta conexão garante que os dados trafeguem adequadamente por todo o canal do cabeamento estruturado, permitindo facilidades aos usuários das redes.

Segurança, durabilidade e suporte de equipamentos são as principais vantagens da implantação do sistema, que requer o cumprimento de critérios estabelecidos pela NBR 14565. Essa padronização exige que os materiais utilizados na execução do cabeamento estruturado sejam rigorosamente adequados às finalidades a que se destinam e atendam às normas vigentes. Ela também dispõe de demais especificações para o desenvolvimento de um projeto, de modo a orientar sobre a forma correta de implantar os conceitos de rede interna.

Grande parte dos problemas com as redes nas empresas são consequência de problemas com o cabeamento, o que compromete o desenvolvimento do serviço e consequentemente o rendimento dos funcionários. Implantar novas formas de organização permite a utilização de novas tecnologias e um perfeito aproveitamento dos equipamentos.



Website: https://www.olibras.com.br/