5 Maneiras de aumentar a produtividade das empresas

“É cada vez mais indispensável que as empresas atuem de forma proativa, intuitiva e principalmente produtiva.”

Com o nível acelerado em que os negócios correm hoje, conseguir otimizar o tempo de produção se tornou uma tarefa essencial dentro das empresas, que necessitam do máximo de qualidade no menor tempo possível. Segundo levantamento feito pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o Brasil continua na lanterna da produtividade do trabalho. Por isso, é cada vez mais indispensável que as empresas atuem de forma proativa, intuitiva e principalmente produtiva.

Produtividade pode ser interpretada como a razão entre a quantidade produzida sobre a quantidade de insumos aplicados à produção. É, basicamente, a arte de produzir o máximo de quantidade utilizando o mínimo de recursos e mantendo o padrão de qualidade adequado a sua empresa.

 Por isso, hoje vamos mostrar 5 maneiras de aumentar a produtividade da sua empresa:

 

  1. Cultura da empresa

Transparência sobre a forma de atuação da instituição é imprescindível, pois não só torna a empresa mais organizada, mas também traz um norteamento para seus funcionários, que passam a ter clareza sobre como a empresa atua e de que forma eles devem se portar.

É importante que sua empresa crie e perpetue um ambiente de trabalho que estimule e intensifique o que é mais importante no seu negócio. Dessa forma, os valores, crenças e hábitos devem ser compartilhados, repassados e cultivados de forma eficiente entre sua equipe.

A cultura organizacional da sua empresa deve ser conhecida e internalizada por todos, desde o diretor até os atendentes, transparecendo na forma de trabalho de cada um. Para que se tornem uma unidade, que busca uma mesma visão, e consequentemente atuarão de forma mais produtiva.

  1. Delegação de tarefas

Não é possível fazer tudo sozinho, você se sobrecarrega e na maioria das vezes acaba não conseguindo realizar o que deveria, ou então não consegue realizar com a devida qualidade.

Por isso, é necessário que haja uma delegação de tarefas objetiva para sua equipe. Para que cada um entenda com clareza quais são suas funções e responsabilidades, colaborando no alcance dos objetivos da empresa. Também é preciso dar autonomia e autoridade às equipes, para que não fiquem dependentes de um só direcionamento, mas que aprendam a trabalhar de modo emancipado, tomar decisões sobre suas tarefas, e também evoluam como profissionais.

  1. Engajamento da equipe

Uma das melhores maneiras de alcançar a produtividade é manter a equipe unida e principalmente engajada. É comprovado cientificamente que funcionários motivados produzem mais, pois se sentem mais úteis e importantes na realização dos projetos. É importante fazer com que cada colaborador se sinta valorizado, tornando-os mais leais e compromissados com a empresa.

Para isso, algumas técnicas podem ser aplicadas, como por exemplo, ações de endomarketing que podem ser implementadas através de palestras motivacionais, cursos e treinamentos para os funcionários, sistemas de benefícios, workshops, planos de carreira bem estruturados, entre outros.

Uma equipe engajada se sente mais motivada com seu trabalho, o executam de forma melhor e consequentemente garantem melhores resultados e lucros para a empresa, por isso, invista em seus colaboradores.

  1. Definição e cumprimento das metas

Metas são a soma de objetivos, valores e prazos, e saber estabelece-las é algo imprescindível para um negócio de sucesso. É preciso que sejam bem específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e que tenham um tempo determinado, conforme indica o modelo SMART (Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Bound).

Mas não adianta nada elaborar um extenso planejamento estratégico se ele não vai sair do papel. Por isso, é importante estabelecer boas metas, mas também definir e acompanhar prazos para o cumprimento desses objetivos junto de sua equipe.

  1. Software de apoio à produtividade

Investir em boas ferramentas é uma das formas mais importantes de tornar a sua empresa mais produtiva. Isso porque softwares podem permitir colaboração entre equipes, ajudar a automatizar diversas tarefas e unificar diversos serviços utilizados pela empresa, facilitando e tornando mais leve o gerenciamento de seus negócios.

Um ótimo exemplo é o Kerio Connect. Este software intuitivo e econômico que possui as funções de e-mail corporativo, agenda, lista contatos, gerenciador de tarefas e colaboração via chat em uma só plataforma. Além disso, permite a integração com o Kerio Operator, um sistema telefônico IP PBX, permitindo ligar diretamente do cliente de e-mail, ouvir mensagens gravadas na caixa eletrônica e aproveitar a mesma lista telefônica de contatos.

Os dois produtos fazem parte do GFI Unlimited, um plano de assinatura anual que oferece aos clientes um portfólio de 12 soluções, que se adequa a cada tipo de empresa e suas necessidades, e o melhor, com um valor muito em conta no mercado.

 

Para mais informações, entre em contato conosco. Vamos apresentar a solução ideal para o seu tipo de empresa.

 

 



Website: https://www.fcbrasil.com.br/solucoes/gfi-unlimited.html