Conheça cinco maneiras de inovar em um modelo de franquia

Quantas vezes você teve aquela ideia de negócio para sua região, mas não conseguiu o investimento necessário para tirar o sonho do papel e transformá-l0 em realidade? Para resolver essa questão, o modelo de franquia se espalhou ao longo do século 20 por oferecer, justamente, a oportunidade de empresários utilizarem o know-how e a marca de empresas já consolidadas e conhecidas. Assim, ganha o empresário, que tem a oportunidade de vender seus produtos e serviços, e a empresa, que expande sua atuação e aumenta sua rentabilidade.

Entretanto, também no modelo de franquias é preciso inovar para se destacar da concorrência e continuar em evidência perante seus clientes. Dados da primeira Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, realizada pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), em parceria com a Fundação Dom Cabral e a Conferência Nacional de Serviços, indicam que nove em cada dez redes franqueadoras introduziram novidades entre 2014 e 2016 - e quase 80% delas admitiram que isso ampliou sua participação no mercado. O levantamento contou com a participação de 198 redes de franquia e foi realizado em novembro de 2017. No total, as redes representam 24,3% de todas as unidades do país nesse ano. Portanto, confira cinco dicas para inovar com sua rede:

1 - Crie novos modelos de negócio
Em um cenário de retração econômica, é essencial encontrar novos modelos para trabalhar com as franquias. Afinal, não dá para continuar com a mesma tática e esperar resultados diferentes. Pesquise como estão os investimentos no setor e, principalmente, a receptividade do mercado. Uma saída, por exemplo, é criar uma estratégia mais enxuta, em que o investimento inicial do franqueado é menor. Ou ainda oferecer diferentes planos para que ele possa escolher e iniciar o negócio.

2 - Estimule a participação dos franqueados
Foi-se o tempo em que a relação entre marca e franqueado poderia ser restrita à operação comercial. Hoje, é essencial que haja uma comunicação direta entre as duas partes para manter o alinhamento de objetivos e expectativas do negócio. Com essa iniciativa, o franqueado terá mais conhecimento sobre a empresa para desenvolver suas ações e o franqueador consegue estar próximo para dar suporte caso apareça algum problema.

3 - Amplie sua cobertura
A franquia também pode ampliar a cobertura do negócio, tanto na oferta de novos produtos e serviços quanto na atuação regional. É uma estratégia interessante porque permite ampliar o público-alvo ao levar a marca a diferentes locais e também por diversificar o portfólio da rede, essencial em época de crise e com pouco investimento. Se uma região ou segmento estiver ruim, outras áreas podem manter a operação azul e livre de instabilidade.

4 - Ofereça benefícios aos novos e antigos franqueados
Uma forma de atrair franqueados novos e manter os já existentes é oferecer diferentes vantagens que podem estar atrelados a uma meta específica ou à abertura do negócio. As opções são diversas: facilidades de investimento, recompensas, treinamentos, entre outras situações. Isso estimula as vendas em cada uma das lojas e mantém o negócio em alta por muito mais tempo.

5 - Mostre a importância para a comunidade
Hoje, o consumidor se informa, pesquisa e quer saber mais detalhes sobre a marca que ele vai consumir, seja no ambiente online ou off-line. O ideal, portanto, é a franquia se envolver com a comunidade, seja por meio de conteúdo publicitário ou com outros elementos de divulgação. Mostre o porquê sua presença é importante naquela região, o que vai trazer de novo e, principalmente, qual demanda pretende resolver. Com isso, cria-se uma conexão entre o público e a marca, facilitando as vendas.

*Flávio Losano é Gerente de Marketing da Tecvoz, empresa de tecnologia referência no mercado de Circuito Fechado de TV (CFTV). http://www.tecvoz.com.br/website/