Tecnologia Valmet permite produção de papel embalagem com maior resistência e menor custo

A Valmet apresentou no dia 25 de outubro, no painel Papel 2, durante o 51º Congresso Internacional de Celulose e Papel, o Aqua Layering, tecnologia mais recente que aumenta as propriedades de resistência do papel embalagem com a utilização de matérias-primas mais baratas. Além disso, a produção da folha de duas camadas é realizada apenas com uma caixa de entrada de dois fluxos e uma mesa formadora.

Para essa inovação, a tecnologia utiliza fina camada de água como uma cunha na caixa de entrada para minimizar os distúrbios de fluxo entre as massas superior e inferior, o que permite que a seção de formação consolide a estrutura estratificada do papel já no início da formação.

Segundo Milton Navarro, gerente de tecnologia de celulose e papel da Valmet, esse tipo de estratificação oferece possibilidades de ajustar a qualidade e especialmente as propriedades de resistência do papel. "O principal benefício da Aqua Layering é a possibilidade de redução de matéria-prima, mantendo as mesmas propriedades do papel, numa gramatura mais baixa, além de oferecer controle perfeito de qualidade", explicou.

Navarro reforça que o Aqua Layering permite a possibilidade do uso de diferentes aditivos químicos adicionados na água entre as camadas, ajudando, por exemplo, na retenção na floculação, na resistência (fibra refinada), na drenagem (sílica coloidal) e na capacidade de colagem (amido catiônico) entre as camadas. Além disso, como as camadas são feitas apenas com uma caixa de entrada e seção de formação, o investimento é eficiente em termos de custo e energia.

"A otimização de recursos, com a oportunidade de aumentar resistência e a qualidade do papel embalagem, gera economia de energia e de custos ao cliente e ao consumidor final", finalizou.

Sobre a Valmet
A Valmet é líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de processos tecnológicos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. No Brasil, está presente com três unidades e a gestão na América do Sul está centrada em sua unidade de Araucária-PR, com o suporte de outras unidades de Sorocaba-SP, Belo Horizonte-MG, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile.

A forte oferta de tecnologia da Valmet inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, papelão, bem como usinas de energia para produção de bioenergia.

As vendas líquidas em 2017 foram de aproximadamente EUR 3,2 bilhões, e a empresa possui mais de 12 mil profissionais ao redor do mundo. A sede fica em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki.



Website: http://www.valmet.com