Tecnologia da Valmet aumenta qualidade da polpa durante processo de cozimento

““O equilíbrio entre cozimento e lavagem no digestor faz toda a diferença na qualidade da polpa"”

O Radial Wash Duo da Valmet tem como objetivo melhorar a qualidade da polpa produzida em plantas de cozimento CompactCooking G2 a partir do aumento de sua alvura e redução de seu carry-over no final deste processo. O sistema foi apresentado pela Valmet no dia 24 de outubro, durante palestra sobre revisão e atualização da Tecnologia CompactCooking, ocorrida no 51º Congresso Internacional de Celulose e Papel, em São Paulo.

"Monitoramos a planta de um cliente de celulose e papel durante quatro meses e percebemos o aumento da alvura descarregada pelo digestor em 5%ISO com o Radial Wash Duo. Este aumento da alvura provocou maior impacto na redução de químicos no branqueamento do que se aumentasse somente a eficiência da lavagem nesta etapa", explicou André Domingues, engenheiro de processo da Valmet.

Esse resultado gerou redução de 20% de dióxido de cloro, químico utilizado para branqueamento, trazendo menor custo operacional para o cliente. "O sistema Radial Wash Duo foi inclusive incluído como padrão na terceira geração da tecnologia de cozimento CompactCooking G3, lançada no ABTCP 2018", disse.
Como funciona

O equipamento principal em um processo de cozimento de cavacos de madeira é o digestor, o qual é dividido em três zonas na tecnologia CompactCooking. Na primeira e a segunda zonas ocorrem reações de cozimento da madeira e a terceira zona é dedicada a lavagem. O Radial Wash Duo é implementado diretamente na segunda zona de cozimento, iniciando a etapa de lavagem em paralelo com as reações de cozimento. A alteração das condições da segunda zona de cozimento resulta em um aumento na alvura descarregada pelo digestor.

"O equilíbrio entre cozimento e lavagem no digestor faz toda a diferença na qualidade da polpa para as etapas subsequentes do processo produtivo", comentou Domingues.

Segundo o engenheiro, a tecnologia de cozimento CompactCooking passou por diversas evoluções tecnológicas devido às mudanças de necessidades do mercado. "A evolução envolveu todo o contexto histórico da tecnologia de cozimento e as atuais demandas do mercado, como redução de custo, aumento de flexibilidade operacional e demanda por produções cada vez maiores", comentou Domingues.

A empresa aproveitou a participação no ABTCP 2018 para lançar a terceira geração do CompactCooking, além do Valmet Performance Center, uma nova maneira de atender os clientes.

Sobre a Valmet
A Valmet é líder mundial em desenvolvimento e fornecimento de processos tecnológicos, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. No Brasil está presente com três unidades e a gestão na América do Sul está centrada em sua unidade de Araucária-PR, com o suporte de outras unidades de Sorocaba-SP, Belo Horizonte-MG, Santiago e Concepción, as duas últimas no Chile.

A forte oferta de tecnologia da Valmet inclui fábricas de celulose, linhas de produção de papel, papelão, bem como usinas de energia para produção de bioenergia.

As vendas líquidas em 2017 foram de aproximadamente EUR 3,2 bilhões, e a empresa possui mais de 12 mil profissionais ao redor do mundo. A sede fica em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki.



Website: http://www.valmet.com