Fabricante expõe soluções feitas com aços de alta resistência da SSAB na M&T

A FEX, empresa parceira da SSAB como Hardox Wearparts, expôs na M&T Expo 2018, que aconteceu em São Paulo no final de novembro, uma caixa de argamassa, feita em Strenx da SSAB, destinada à área da construção civil. De acordo com Carlos Henrique Ayub Santos, consultor técnico da FEX, um grande problema desse setor é que aços como o 1020 não suportam o trabalho severo. "Para retirar o material que resseca nas paredes da caixa, são utilizadas marretas e bate-se muito no produto, e o aço comum não aguenta", explica. "Nossa solução foi apresentar aos clientes a confecção da caixa em aço Hardox ou Strenx, analisando caso a caso, para que possamos personalizar o atendimento ao usuário final", avalia. O produto já está no mercado e é um dos vitoriosos em vendas em parceria com a SSAB.

Além da caixa argamassa, a FEX também mostrou aos visitantes miniaturas em escala do trabalho que desenvolve: uma linha vasta de peças produzidas com os aços de alta resistência da SSAB para a indústria pesada (mineração e construção), assim também como a de transporte florestal e colheita. "Interessante destacar que estes produtos, conseguimos produzi-lo em sua integralidade. Porém, se há uma necessidade das peças em separado porque o equipamento tem um desgaste pontual, como por exemplo, lábio ou borda de desgaste, fabricamos as peças avulsas e fazemos a montagem e entrega como se fosse um lego", pondera o consultor da fabricante.

Dentre os produtos expostos, uma linha voltada às lâminas de desgaste; revestimento de implemento de transporte, que são as caçambas de transporte de minérios; fundo de misturador de concreto com facetas descartáveis e remontáveis, que também são feitas em aço Hardox; e também, conchas, Disco VSI, peneiras, canecas de condução e chapas de óculos. “A grande vantagem do nosso trabalho é ir até o cliente e questionar qual é a sua utilização, a sua prática, para que possamos desenvolver um produto personalizado, customizando o atendimento de acordo com a necessidade do cliente”, completa o consultor.

A FEX é parceira da SSAB há mais de cinco anos nos programas Hardox Wearparts, programa que garante aos consumidores de peças antidesgaste a utilização de chapas Hardox na produção de peças, equipamentos e serviços; e no My Inner Strenx, programa de qualidade que identifica os produtores e os produtos feitos de aços superiores, bem como as técnicas de produção com controle de qualidade para as suas exigentes aplicações.