Painéis fotovoltaicos podem ser afetados pela chuva de granizo? Saiba mais

“Se o sistema tiver uma manutenção mínima adequada e eficiente, ele pode durar por muitos anos.”

A tecnologia dos painéis fotovoltaicos é uma das mais resistentes e duráveis da geração de energia limpa. Se o sistema tiver uma manutenção mínima adequada e eficiente, ele pode durar por muitos anos.

Com isso, fica evidente que os sistemas de energia solar possuem bastante resistência. Mas, essa resistência também suporta condições climáticas extremas? E a chuva de granizo? Será que ela pode ser fatal para os painéis?

Saiba mais sobre a relação dos painéis fotovoltaicos com a chuva de granizo

Quando falamos em particular sobre as células fotovoltaicas, podemos dizer que elas possuem certa fragilidade. Entretanto, a junção dessas células, que forma os painéis fotovoltaicos, é realmente muito resistente às condições do clima.

O que acontece é que não podemos abusar disso. Andar em cima dos painéis, por exemplo, pode ser prejudicial ao sistema. Isso porque o peso em cima das placas pode acabar criando microfissuras diretamente nas células fotovoltaicas. Isso resultará em uma redução de desempenho, ou seja, haverá uma produção de energia solar menor.

Painéis solares fotovoltaicos fabricados atualmente possuem vidro temperado de aproximadamente 3.2mm, que serve como uma proteção às células fotovoltaicas presentes ali. Em condições de teste específicas, painéis assim podem aguentar chuvas de granizo de diferentes formas e velocidades.

Quando um painel solar é fabricado dentro das normas internacionais (IEC61215), é possível que ele suporte pedras de gelo (granizo) atiradas a 100 km/h. Um granizo grande (aproximadamente 1 cm de diâmetro) pode viajar a, no máximo, 50 km/h.

Ou seja, podemos dizer que um painel solar raramente será afetado pelas chuvas de granizo. Por se tratarem de sistemas que estão sempre expostos, eles já são produzidos para aguentarem condições extremas do clima.

Entretanto, para que os painéis apresentem toda sua eficiência, eles precisam ser instalados da maneira certa. A Cogera, empresa com soluções em energia solar em Cuiabá (MT) e Campo Grande (MS) , conta com profissionais qualificados para fazerem a instalação dos seus sistemas.



Website: https://cogera.com.br/