A importância do capital humano em empresas que passam por fusões e aquisições

“O capital humano das organizações deve receber atenção diferenciada em processos de F&A”

No setor de óleo e gás, Petro Rio anunciou nesta segunda-feira o acordo para a compra e venda da Frade Japão Petróleo, sociedade limitada, detentora da participação de 18,26% da concessão do Campo de Frade.

Também no setor de petróleo e energia a Petrobras fecha acordo para vender ativos na Nigéria por até US$ 1,53 bi .

Marcio Pereira, CEO da United HR na Avenida Paulista, comenta que estudos feitos na United HR apontam que as transações no setor de energias estão em expansão, e que a fusão e aquisição de empresas aquecem o mercado das multinacionais.

"O capital humano das organizações deve receber atenção diferenciada em processos de F&A, seja no momento anterior ao fechamento da proposta comercial, através da análise de compatibilidade entre culturas organizacionais distintas, ou no posterior ao acordo, para que os talentos possam ser retidos e haja aceitação e cooperação para o plano de transação proposto", afirma Marcio Pereira.

Em tecnologia a IBM anunciou a compra da Red Hat por US$ 33 bilhões neste domingo, 28, em um movimento visando reforçar sua posição em um mercado de computação em nuvem cada vez mais dominado por AWS e Microsoft.

Fusões continuam acontecendo em tecnologia a agência digital Brivia e a agência de propaganda Dez fecharam um acordo de fusão, dando origem à marca BriviaDEZ.
Penguin Random House compra controle majoritário da Companhia das Letras.

No setor varejista, Lojas Marisa assinou memorando de entendimentos com a empresa Dotz para venda de sua participação societária na Netpoints, empresa de programa de fidelidade por coalizão.

O agronegócio também apresentou aquisição, a Sumitomo Corporation adquiriu os restantes 35% de participação acionária da AAPA (Agro Amazônia Produtos Agropecuários S.A.). Com isso, a empresa, de origem japonesa, passa a controlar 100% da brasileira.

Na área de saúde o Banco de sangue Vita adquire centro de hemoterapia no Brasil - A Hematologistas Associados.

Para Marcia Pillat, CEO das Américas da United HR, a da gestão de mudança e do papel da área de recursos humanos em transações complexas, a exemplo de uma aquisição é de importância estratégica. "Fusões e aquisições (F&A) têm se mostrado como opções de fortalecimento das organizações frente à competição global, entretanto, as mudanças decorrentes de processos transitórios precisam ser gerenciadas adequadamente para que os resultados almejados sejam efetivamente alcançados", comenta Marcia Pillat.



Website: http://unitedhr.co