ICA leva IoT e Sinapse à feira digital de Manaus

Hoje é o último dia para que os participantes da 1ª Feira do Polo Digital de Manaus tenham oportunidade de conhecer mais sobre os sistemas desenvolvidos pelo Instituto CERTI Amazônia (ICA) e o Sinapse da Inovação, programa de fomento realizado em 2015 e com lançamento de edital previsto para 2019.
Nos três dias de evento, o ICA participou como expositor, apresentando as competências em sistemas MES, responsáveis pela rastreabilidade da produção e qualidade, que inclui plataforma e aplicações customizáveis. Além da participação com o estande, o ICA levou ao público duas oficinas voltadas à inovação. A analista de projetos do Instituto CERTI Amazônia (ICA), Clarissa Melo, ministrou os minicursos “Modelagem de Negócios” e “Design Thinking para Startups” e participou na curadoria da Arena de Empreendedorismo, selecionando workshops e oficinas.
Para o diretor do ICA, Daniel Melo, a participação no evento foi importante para levar não apenas ao público, mas às empresas participantes, a expertise do Instituto em Internet das Coisas (IoT) e sistemas de rastreabilidade de processo - MES (Manufacturing Execution Systems), possibilitando realização de network e levantamento de parcerias em potencial junto às principais instituições envolvidas com a Inovação Tecnológica regional, além de grandes empresas presentes no Polo Industrial de Manaus.
O tema Empreendedorismo teve destaque na programação da Feira, por meio de oficinas, mostra de Startups locais, sessões de pitch e fóruns para articular ações estratégicas de fomento ao Empreendedorismo Inovador. “Procuramos contribuir com propostas e projetos para melhorar o ecossistema local, e trouxemos o case do Sinapse da Inovação- programa realizado pela Fundação CERTI com a – como iniciativa para 2019”, comenta o Diretor Geral Marco Antônio Giágio.
A 1ª Feira do Polo Digital de Manaus vai até às 22h de hoje e buscou apresentar a empresários, profissionais, estudantes e ao público em geral, as ofertas e demandas existentes no estado do Amazonas em relação aos produtos ou serviços digitais. Com o tema “Manaus Digital”, reuniu palestrantes de todo o país e internacionais para consolidar junto ao público e ao mercado a força da indústria digital em Manaus. A Feira foi realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico da capital amazonense (Codese) e tem como principal patrocinadora o Sidia e a Samsung.